Menu

Junina Lumiar

Com um nome que remete a luz, brilho, resplendor, nascia, em 1992, na comunidade de Brasília Teimosa, o Grupo de Dança Lumiar. A iniciativa parte do coreógrafo Erinaldo Souza, popularmente conhecido como Nanau, juntamente com alguns amigos da localidade apaixonados pela dança (Maria Izabel Vasconcelos (Bebê), Norma Vasconcelos, Paulo Brito de Barros, Maria José de Barros (Zezé)). Nanau inscreve a Lumiar, em 195, para participar pela primeira vez do Festival Pernambucano, onde o componente Marcos França recebe o título de 1º Rei das Quadrilhas Juninas. 
Era o início de uma história com importantes premiações para o segmento. Em 197, Nanau deixa a direção da Lumiar, assumindo os trabalhos, o quadrilheiro, ator e coreógrafo Fábio Andrade (posição que desempenha até a atualidade). Não demora, e a Lumiar torna-se reconhecida pelo público como a quadrilha “Escola de Artistas”, pela criatividade, seriedade, profissionalismo e pompa dos espetáculos produzidos. Em 2000, com o trabalho Adivinha, adivinhação na festa de São João, consagra-se campeã no Festival Pernambucano, no Sesc Recife e o 3º lugar na Rede Globo Nordeste. Em 2001, é o ano do espetáculo Festa de Casamento, que mais uma vez dá o título de campeã do Pernambucano e da Rede Globo, além do bicampeonato do Sesc Recife. O 1º lugar na Rede Globo leva a Lumiar a participar do Festival Regional de Quadrilhas Juninas em Caruaru. 
Em 2002, é a vez do trabalho Fogueira é símbolo, fogo é louvor, que dá o título de campeã do Festival Pernambucano do Recife, o tricampeonato do Sesc Recife e os campeonatos do Festival da Rede Globo Nordeste e do Festival Regional de Quadrilhas Juninas (Rede Globo – Mossoró – RN). Para 2003, a Lumiar prepara o espetáculo Festa e Devoção, que proporciona os títulos de 5º lugar do Festival Pernambucano, 2º lugar do Sesc-Recife, 2º lugar da Rede Globo, campeã do Festival Regional de Quadrilhas (Rede Globo – Jaboatão-PE), campeã do 1º Festival da Federação de Quadrilha Juninas de Pernambuco FEQUAJUPE e campeã do 1º Festival Nordestão de Quadrilha Juninas, em João Pessoa- PB, uma realização da CONFEBRAQ – Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas. 2005 foi o ano do trabalho Uma Noite de São João na Cidade de Lumiar, que trouxe os seguintes títulos: campeã do Pernambucano, tetracampeã do Sesc-Recife, vice-campeã da Rede Globo, 4º lugar no Festival Regional de Quadrilhas Juninas (Rede Globo – Caruaru), campeã do 3º Festival da FEQUAJUPE e vice campeã no 3º Festival Nordestão de Quadrilha Juninas, em João Pessoa – PB, uma realização da UNEJ – União Nordestina de Entidades Juninas.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *