Menu

Junina Raio De Sol



Quadrilha Junina Raio de Sol, esse que é um grupo tão querido por todo Nordeste e porque não dizer por todo Brasil. A Raio que alguns não gostam e MUITOS amam, foi fundada no ano de 1996 por Alana Nascimento e José Bonifácio(Boni, ex-marcador), inicialmente formada por alunos da Escolinha Pantera Cor de Rosa do bairro de Águas Compridas, Olinda-PE. O grupo foi criado apenas para animar a festa junina da escola naquele ano, mas alcançou grande sucesso e recebeu convites para participar de Concursos infantis e assim caiu no gosto do público. No ano 2000 veio então o primeiro grande título: CAMPEÃ DO FESTIVAL PERNAMBUCANO DE QUADRILHAS JUNINAS INFANTIS. Os anos foram passando e as crianças da Raio foram crescendo em idade e experiência junina , e em 2002 o grupo passou a competir no concurso adulto de quadrilhas.

Os produtores Fábio Costa e Américo Barreto que integram o grupo desde o ano de 2004, trouxeram toda uma concepção diferenciada de fazer quadrilha junina o que fez com que marcador e coreógrafos da Raio se profissionalizassem em função da quadrilha. Com essa junção entre os produtores e o aperfeiçoamento dos integrantes a Raio somente cresceu em todos esses anos, alcançado feitos marcantes nesse nosso meio junino. Quem não se lembra do Espetáculo de 2007 que inspirou tantas outras quadrilhas? E a ousadia em falar das Aves em 2009? Sem falar dos recentes “Tal e Qual Nada Igual” (2011) e o emocionante “Questão de Fé” apresentando ano passado (2012), espetáculo esse, que rendeu não somente a Raio como para todo Pernambuco os títulos inéditos: Campeã do Concurso de Quadrilhas Juninas Globo Minas – Etapa Nacional (Belo Horizonte- MG) e Vice Campeã no concurso Iguatu festeiro (Iguatu-CE). Se acharem pouco, saibam que a Raio de Sol é Penta Campeã do Pernambucano de Quadrilhas (2006, 2007, 2008, 2010 e 2012); Tricampeã do Concurso do SESC-PE (2006, 2010 e 2012); Campeã da Rede Globo Nordeste -PE em 2007; Campeonato do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas/Confebraq ( Rio Branco-AC em 2010) entre outros. Todo esse histórico e dedicação fez da Raio um grupo construtor da arte, conhecimento e cidadania, pois forma dançarinos, atores e coreógrafos. O Grupo Matulão de Dança por exemplo, é formado por integrantes da própria Raio e com apenas 2 anos de existência já participou de importantes festivais de dança pelo Brasil.

Em 2013 a Raio é preciso externar “vem que vem”, cheia de graça e de charme, com toda ousadia e irreverência que só ela tem. E não poderia ser diferente eles irão nos encantar novamente, nos apresentando o espetáculo “BUMBA MEU BOI BUMBÁ: PRA CONTAR E PRA DANÇAR”. Inspirada nesse folguedo tão rico da cultura popular brasileira, a Raio de Sol encherá nossos olhos com os personagens dessa brincadeira do boi que integrarão uma estória que de forma lúdica mesclará os autos da morte e ressurreição do boi e o casamento junino.
 A Quadrilha Junina Raio de Sol foi fundada no ano de 1996 a partir da iniciativa de Alana Nascimento e José Bonifácio (Boni, ex-marcador). Formada inicialmente por alunos da Escolinha Pantera Cor de Rosa da comunidade de Águas Compridas (Olinda-PE), foi criada apenas com o objetivo de animar a festa de São João da Escola. Devido ao sucesso das primeiras apresentações recebeu diversos convites e passou a participar em concursos de quadrilhas, conquistando o público para o qual se apresentou. A cada ano a Raio de Sol aperfeiçoava seu figurino, coreografias e casamento, destacando-se entre as quadrilhas mirins e conquistando o seu primeiro grande título no ano de 2000: Campeã do Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Infantis. As crianças foram crescendo com a quadrilha, que passou à categoria adulta em 2002.

A partir do ano de 2006, com marcador e coreógrafos que cresceram e se profissionalizaram em função da quadrilha, e devido à concepção diferenciada de montagem de espetáculo dos produtores Fábio Costa e Américo Barreto, a Raio de Sol tem se destacado bastante.

Construindo arte, conhecimento e cidadania, a Raio de Sol vem formando dançarinos, atores e coreógrafos, que hoje participam de diversos outros segmentos artístico-culturais. Um exemplo é o Grupo Matulão de Dança, formado por integrantes da própria quadrilha. Com apenas dois anos de fundação, o Grupo Matulão já participou de importantes festivais de dança Brasil afora.

A Raio de Sol é atualmente formada por 130 dançarinos, marcador, atores, coreógrafos, diretoria, produtores, costureiras, grupo de apoio e uma torcida fiel que acompanha o trabalho. São quase 200 pessoas diretamente envolvidas. Seus ensaios ocorrem semanalmente (aos sábados e domingos das 19 às 21:30 horas) na Escola Padre Francisco Carneiro (Águas Compridas) e no Colégio Áurea de Moura (Ouro Preto), ambos situados em Olinda-PE. As reuniões de planejamento, criação, avaliação e demais atividades, como confecção de adereços, feirinhas e bingos, acontecem na Escola Educar (antiga Pantera Cor de Rosa) em Águas Compridas.

Dona de um dos maiores acervos de prêmios da história do São João Pernambucano, dentre os mais importantes títulos conquistados pela Raio de Sol podemos destacar:

- Pentacampeonato no Concurso da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (Pernambucano) (2006-2007-2008-2010-2012);

- Tetracampeonato no Concurso de Quadrilhas do SESC/PE (2006-2010-2012-2013);

- Bicampeonato no Festival de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste (Globo PE) (2007-2013);

- Bicampeonato no Festival de Quadrilhas Juninas Globo Minas / Etapa Nacional (Contagem-MG, 2012-2013);

- Campeonato no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas / Confebraq (Rio Branco-AC, 2010);

- Campeonato no Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas / UNEJ (Natal-RN, 2006);

- Vice-campeonato no Concurso de Quadrilhas Juninas Iguatu Festeiro (Iguatu-CE, 2012);

- Vice-campeonato no Concurso de Quadrilhas Juninas Arraial Brasil (Ceilândia-DF, 2013).

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *