Menu

Junina Moleka




Fundada no ano de 1999 no bairro das Malvinhas na Cidade de Campina Grande, inicialmente formada por um grupo de amigos que decidiram brincar mais um São João, festa essa, de grande destaque na cidade. O nome da quadrilha foi inspirado em uma Banda de forró que logo em seguida teve orgulho de apadrinhar a quadrilha com o nome da mesma.
O grupo tem como coordenadores oficiais, os seguintes nomes:
Mahatma Gandhi (Fundador, Aderecista e Produtor Geral),
Rodrigo Silva (Fundador, Diretor e Coreografo),
Danilo Belo (Mídia e Produtor)
Ivandro Romão (Figurinista)
Robson (Produtor).
Além desses membros, a quadrilha conta também com uma equipe técnica e pessoas que contribuem de forma bastante significativa para o sucesso do seu trabalho entre eles podemos citar alguns nomes como Marcio Marques, Marcone Marque, Arthur Costa(Teatro), Erik Cristovão, entre tantos outros.
A Moleka começou a destacar-se no ano de 2002, na cidade de Campina Grande, disputando festivais com tradicionais quadrilhas da época. Ano à ano o grupo foi conseguindo ganhar mais posições de destaque, começando a se tornar uma das grandes referências da cidade.
Em 2006 com o tema: “O Rio São Francisco” a Quadrilha Moleka 100 Vergonha participou pela primeira vez do Regional da Rede Globo(na ocasião o evento foi realizado na cidade de João Pessoa-PB e junto com a quadrilha Lageiro Seco a Moleka foram as representantes do Estado da Paraíba). Alí a Moleka era ainda novinha, e encantou a muitos com sua ALEGRIA E SIMPLICIDADE. Dalí por diante, foi somente aprimoramento de técnicas artísticas e desenvolvimento temático... Eu costumava falar naquela época “QUE QUANDO AS QUADRILHAS DE CAMPINA GRANDE PASSASSEM A UTILIZAR MÚSICA AO VIVO COMO AS DE JOÃO PESSOA SEMPRE O FIZERAM, A CAPITAL SE VIRIA FORÇADA A TRABALHAR MUITO MAIS A CADA ANO). Em partes eu estava certa mesmo... No ano seguinte a Moleka 100 Vergonha que havia ficado na 5ª colocação na Rede Globo Nordeste 2006, alcançou a 2ª colocação em 2007 na mesma competição. Ano à ano os trabalhos foram acontecendo e sempre observávamos o crescimento do grupo.
Cito o ano de 2009 como um ano de grande marco para o “estilo Moleka 100 Vergonha de ser “, para mim alí aconteceu o grande “boom”. Foi definitivamente onde ela alcançou o respeito e admiração perante as grandes Quadrilhas do Estado. Mesmo não se consagrando vitoriosa, a Moleka deixou sua marca naquele ano. Em 2011 conquistou um outro grande feito, tornando-se a 3ª colocada do Regional da Rede Globo Nordeste. Quem acompanha o Festival regional de Quadrilhas da Rede Globo, sabe o quanto é difícil entrar no pódio das campeãs fora de casa, principalmente quando o festival acontece em Pernambuco ou Ceará, Estados que são grande potência do ciclo junino em nosso Brasil. Já em 2012, a Moleka “para mim” não foi feliz com o espetáculo apresentado no Regional. Sei pois, que o mesmo espetáculo “O FOGO”, trouxe grandes premiações e respaldo por onde passou. Creio que de uma certa forma o misto de críticas, elogios e conselhos, fez com que o grupo buscasse o “algo novo” novamente. Mesmo com as comparações de temas entre A quadrilha Raio de Sol 2009 (Ave Poesia) e Moleka 100 Vergonha 2013 – “As Aves Que Aqui Gorjeiam Não Gorjeiam Como Lá”, ela, a Moleka, consagrou-se A PRIMEIRA QUADRILHA DO ESTADO DA PARAÍBA A POSSUIR O TÍTULO DE “MELHOR QUADRILHA DO NORDESTE, ATRAVÉS DO FESTIVAL REGIONAL DE QUADRILHAS DA REDE GLOBO. É CAMPEÃ!

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *